Humanização no Ambiente Hospitalar

Recentemente foi executado, aqui em Salvador, o projeto da nova sede da Holiste Psiquiatria, que foi totalmente pensado a partir do conceito da humanização. Viabilizados pela HD Contract, nosso departamento para vendas de grande porte, todos os ambientes trouxeram peças que nada lembram o ambiente frio de um hospital. O conceito de Humanização acredita que o distanciamento desse padrão engessado de edificações de saúde auxiliam no tratamento e recuperação do paciente, que se sente acolhido em todos os aspectos.

 

Cada vez mais ouvimos falar na importância do tratamento humanizado nas áreas de saúde. É pelo seu bem-estar que o ambiente hospitalar deve ser preparado, atentando para o cuidado com o próprio paciente, com a comunicação com ele e seus familiares, com a relação entre paciente e equipe de saúde e com planejamento do próprio ambiente físico de clínicas e hospitais.

 

 

A  arquiteta Paula Moura, que juntamente com Marcia Bandeira, foram responsáveis pelo projeto da Holiste Psiquiatria, nos diz que, por exemplo, ‘nem toda recepção de clínica tem que ser fria.  Para a nova sede da Holiste, um ambiente aconchegante e humanizado foi pensado para receber as famílias e os enfermos enquanto aguardam.’

 

Confira mais fotos do projeto na galeria no topo desta postagem.

 

Em relação, especificamente, à arquitetura e interiores do ambiente hospitalar, a ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, vem promovendo congressos em várias cidades brasileiras a fim de discutir o desenvolvimento das instalações hospitalares, trazendo engenheiros, arquitetos e profissionais de saúde à dar suas contribuições sobre o assunto. Em 2016 a Home Design participou do VII Congresso da ABDEH, que aconteceu em Salvador, e abordou justamente o tema da Humanização nos ambientes de saúde.

 

Fotografias: Lucas Silva

Nova lista

Editar lista

Você está em

Quer adicionar esse item a uma outra lista?

Você realmente quer remover esse item da lista?

busque por produtos, projetos ou designers

Olá, bem vindo a Home Design.
Como posso te ajudar?