Pantosh Gigante em Milão

Em 2016, através de um projeto em conjunto com o SENAC-RJ, o Estúdio Lattoog e mais 22 alunos de design construíram uma replica gigante da Poltrona Pantosh. A empreitada durou 2 meses inteiros e, posteriormente, a peça foi expostas ao ar livre no Rio de Janeiro. Agora em 2018, a Pantosh Gigante foi exposta na Praça Duomo, em Milão, para celebrar os 10 anos de criação da peça e os 10 anos de participação de seus criadores no Saláo do Móvel de Milão.

O desenho da poltrona “Pantosh” nasce da fusão de duas extraordinárias peças: A cadeira Panton do arquiteto dinamarquês Verner Panton datada de 1968 com a Poltrona Willow, do arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh, criada entre 1902 e 1904.Esta Poltrona faz parte da série Viralata© que é composta por diversas peças entre móveis, objetos e elementos arquitetônicos que são resultado de um processo ininterrupto de “cruzamentos” entre móveis e objetos que geram terceiras criações.

 

Em sintonia com o conceito de “antropofagia cultural”, lançado por Oswald de Andrade em 1928 – a idéia de devorar a cultura colonizadora e transfomá-la em cultura brasileira e revolucionária., a poltrona Pantosh, apresenta referências fortes porém sutis às raízes e cultura brasileira: Miscigenação, sincretismo e “viralatismo”.

Recebeu o Prêmio Idea Brasil em 2009, finalista da premiação do Museu da Casa Brasileira 2009, finalista da premiação internacional IF Awards 2009 em Frankfurt.

Nova lista

Editar lista

Você está em

Quer adicionar esse item a uma outra lista?

Você realmente quer remover esse item da lista?

busque por produtos, projetos ou designers

Olá, bem vindo a Home Design.
Como posso te ajudar?